12 itens que você não precisa ter no Enxoval do Bebê

Imagem relacionada

Percebi que algumas listas de “não pode faltar!” são extremamente extensas, e eu fico me perguntando qual deve ser o tamanho da casa dessas pessoas, porque com certeza com a quantidade de itens listados não daria para guardar/esconder tudo em cima do armário ou embaixo da cama.

Lembrete: O post não é uma crítica às mães que compram esses itens. Você tem todo o direito de comprar o que quiser, porém é sempre bom lembrar a diferença entre querer e precisar. E cada vez mais temos confundido o significado dessas duas palavras,  tudo culpa dessa nossa sociedade consumista. Que faz com que  blogs, sites e revistas estejam sempre tentando nos fazer crer que precisamos de algo a mais para completar e facilitar a vida com um bebê (e até sem ele). Que temos que comprar tudo para o caso de precisar um dia. Não acredite em posts que dizem que você “TEM QUE”. Na maioria das vezes você e seu bebê conseguem muito bem se virar sem o tal produto.

Então listei abaixo as coisas desnecessárias mais “normais” das pessoas acharem que precisam, mas que eu acho dispensáveis. 

 

1.Saída maternidade

Saída de Maternidade Tranças Marinho
Macacãozinho básico por apenas 159 reais (detalhe: está na promoção) Imagem:lilibee.com.br

Ô coisa cara! E serve que mesmo? Para sair da maternidade e ir para casa. ATA. Essencial eles dizem, né?

 

2.Conjunto de Malas/Bolsas maternidade

O Conjunto de Bolsas Maternidade Lollipop Cinza Hug é incrível! Essas bolsas de maternidade com listras ficam incríveis com qualquer look da mamãe, para ir à maternidade, ou nos passeios com o pequeno! Cada tamanho e formato é ideal para uma ocasião, não fique sem a sua!

Esse tipo de produto é vendido normalmente em dupla, ou trio, porém como você pode ver na imagem acima, em algum lugar do mundo uma mãe PRECISA de 5 bolsas diferentes para carregar as parafernalhas da criança (se for uma mãe de óctuplos, me desculpe, você tem todo o “direito” a esse kit rs).

Para contrariar todas as listas de enxoval que eu li, eu não comprei uma bolsa maternidade com o nome do meu filho escrito em azul (tudo bem se você comprou, cada um tem um gosto diferente, e assim a vida segue). Para a maternidade levei 2 bolsas, uma que minha mãe emprestou e outra que a própria maternidade deu (do programa Cegonha Carioca). Para o dia a dia, comprei uma mochila de “couro” marrom cheia de compartimentos. Uso a mochila desde sempre. Levo-a tanto para o pediatra, quanto para festas. Acho que combina muito mais conosco, fica bem com qualquer look (tanto meu, quanto do meu namorado). E meus ombros agradecem, já que dá para equilibrar o peso.

 

3.Kit higiene completo personalizado

Lindo kit higiene para deixar o quarto da sua bebê mais encantador!  O kit contem:  Bandeja  3potes(PMG)  Porta fraldas  Lixeira  Abajur    Kit pintado com tinta esmalte acetinado e decorado com tecido 100% algodão e renda!    Kit feito com muito carinho e dedicação para deixar o quartinho da sua...

Bonito? Sim. Extremamente necessário? Não.

4.Conjunto Manicure

Kit Manicure infantil  com Estojo. O kit manicure infantil com estojo da Baby é ideal para a mamãe cuidar das unhas delicadas do bebê. Este Kit possui pontas arredondadas que oferecem segurança e firmeza e um estojo com design moderno

O legal do kit é que você pode testar qual item você e seu bebê se dão melhor. E normalmente sai mais barato comprar em conjunto, do que se for comprar um por um. Mas se preferir apenas um item, dispense o kit, e compre apenas O item. No meu caso, comprei apenas uma tesourinha de ponta arredondada, e em dois anos não senti falta de lixa nem de cortador.

 

5.Termômetro de banheira

Termometro de banheira para seu bebê

Põem a mão ou o cotovelo na água. Se a temperatura estiver muito quente você vai saber, tenho certeza.

 

6.Aquecedor de mamadeira

Sem título.png

Por aqui não usamos mamadeira então o item foi automaticamente descartado da lista. Se seu bebê usa mamadeira e você tem medo de sair para algum lugar e não ter onde esquentá-la aqui vai uma dica: comece a oferecer na temperatura natural. Assim nunca mais vai precisar se preocupar se o liquido está quente ou frio demais.

 

7.Aquecedor de lenço umedecido

Mark Zuckerberg publica foto trocando a fralda da pequena Max

Apesar de eu achar totalmente desnecessário, parece que o criador do Facebook precisa desse item. Cada um com sua opinião né.

 

8.Talco, Colonia, Loção Hidratante

Há muitas outras maneiras de usar o talco, além do cuidado com a pele dos bebês. O produto pode facilitar a limpeza e a organização da casa. Você vai se surpreender!

Tudo isso pode ser substituído por: não usar absolutamente nada. Tem coisa mais cheirosa que a pele do próprio bebê? Eu acho que não. E muitas desses produtos nem são indicados para menores de 6 meses. Ou seja, se quiser mesmo usar isso no bebê, pode esperar para comprar quando ele puder usar.

 

9. Muitas caixas de cotonete para limpar o ouvido

Eu não me dou bem com cotonetes, sempre acabava surda por horas por ter sem querer empurrado a cera, ao invés de “puxá-la” rs. Então preferi não arriscar com meu filho. Limpo o ouvido dele depois do banho, com uma pequena parte da toalha úmida. E fica Ok! Quando estava grávida comprei um pacote de cotonetes, usei para higienizar o umbigo dele nos primeiros dias de vida. Depois usamos para limpar qualquer coisa, principalmente partes pequenas de produtos eletrônicos. Mas quando o pacote acabou não compramos outro. Menos um item para se preocupar, não é mesmo?

 

10.Sapatos para bebês que nem começaram a tentar andar

Pode até ser a coisa mais fofa do mundo, mas não deixa de ser desnecessário. Meu filho só vivia de meia em casa, no pediatra, no shopping, mercado. Quando fazia calor, eu o deixava descalço mesmo. Longe de mim comprar sapato só pra enfeitar. Pior ainda é calçar o pé do bebê com um sapato super desconfortável só para as pessoas não acharem feio. Juro que tem gente que pensa isso.

 

11.Almofada de amamentação

Almofada de Amamentação

Facilmente substituível por um travesseiro bomzão. E o melhor é que você nem vai precisar se desfazer dele quando seu bebê crescer.

E por último, mas não menos importante:

12.Pomada de prevenção de assaduras

Na hora de trocar a fralda do bebê, tenha tudo o que vai precisar perto de você (Foto: Thinkstock)

imagem:Thinkstock

Você não precisa de um estoque das mais variadas marcas, cheiros e texturas desse item.

Diferente do que a maioria pensa, o hábito de usar pomada de prevenção em toda troca de fralda pode prejudicar a pele do bebê e deixá-la sensível ao invés de protegê-la. Para prevenir assaduras o melhor é realizar uma boa higiene durante a troca: água morna filtrada e algodão, e depois secar bem a região.

Use pomada APENAS se o bebê estiver com assaduras, e use apenas a pomada indicada pelo pediatra ou dermatologista da criança, que provavelmente será uma de TRATAMENTO, e não prevenção.

PS:Nos dias quentes eu ponho um pouco de amido de milho na fralda do meu filho, já que ele é um bebê muito calorento e tem alergia ao calor/suor. E tenho sempre um tubo da pomada de tratamento que a pediatra dele indicou, por precaução, mas raramente usamos.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Bom, esses são os 12 itens que eu acho dispensáveis para o enxoval de um bebê. Você acrescentaria mais algum item? Ou manteria algo na lista?

-Mallu

 

 

4 comentários sobre “12 itens que você não precisa ter no Enxoval do Bebê

  1. meuserumaninhoblog disse:

    Concordo com tudo!! Ótima lista! Eu caí no golpe da saída maternidade,rsrsrs. Comprei uma que custou R$180. Fui comprar o berço e fui no embalo. Minha filha teve que ficar internada onze dias e quando saiu da maternidade eu só queria ela comigo nem que fosse pelada. Coloquei a primeira roupa que vi,rsrsrsrs. A gente precisa muito menos para ser feliz!!! ♥

    Curtir

    • Mallu disse:

      180 reais, QUE? Doeu no meu coração kkkkk Esse dinheiro em fraldas teria sido bem mais aproveitado, não é mesmo? rsrs
      Mas vamos dar um desconto, ser mãe de primeira viagem não é moleza rsrs A gente acaba caindo muito fácil nessa de “ai que bonitinho, minha filha(o) PRECISA disso”. Mas é errando (as vezes mais do que o previsto kk) que se aprende né. E com toda certeza podemos ser felizes com muito menos do que dizem essas tais listinhas por aí 😉
      Beijo! ♥

      Curtido por 1 pessoa

      • meuserumaninhoblog disse:

        kkkkkk. Meu marido quase teve um treco. Pior de tudo foi que minha filha ficou internada e eu acabei pegando antipatia desta saída maternidade. Ela está guardada até hoje, não tive coragem de me desfazer, acredita? Mas me serviu de lição para mostrar que a gente acha que tanta coisa é necessária quando não é na verdade.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s